16 maio, 2011

Combate - Princípios Básicos

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Níveis de combate

A primeira coisa que você precisa saber sobre combate é o que é um nível de combate e o que você pode fazer com ele. 

O nível de combate depende das habilidades de combate de um jogador ou NPC. Geralmente, quanto mais alto o nível de combate, mais habilidoso é o jogador ou o NPC em combate. 


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Uma coisa importante a notar é que o nível de combate é baseado na armadura e armas que um NPC tem, naturais ou equipados. Por exemplo, um dragão negro tem um nível de combate mais alto não só devido a sua força natural, mas também por causa de sua armadura natural (pele de dragão) e armas (garras e bafo de fogo). 

Quando você passa o cursor do mouse sobre um NPC ou jogador, o nível de combate daquela pessoa (ou NPC) será mostrado. 

Níveis de combate em verde significam que você tem um nível de combate maior. Níveis de combate em vermelho significam que você tem um nível de combate menor. Se a cor mostrada é amarelo, isto significa que o jogador tem um nível de combate similar ao seu, ou o NPC está dentro de seu intervalo de nível de combate. 

Seu nível de combate é calculado a partir das suas estatísticas, usando Combate Corpo a Corpo (Ataque e Força), Magia ou Combate à Distância junto com Defesa, Condição Física, Oração e Evocação. No entanto, Evocação somente é incluída em algumas circunstâncias: 

  • Se você estiver com um familiar, uma algibeira de evocação na sua mochila ou se você recentemente tiver largado uma algibeira de evocação, seu nível de combate vai incluir Evocação.
  • Se você não estiver com um familiar e não tiver algibeiras em sua mochila, será mostrado seu nível de combate normal com um nível de evocação extra indicado por um sinal de mais. Por exemplo, 50 + 5 se seu nível de combate for 50 sem incluir Evocação e 55 se incluir Evocação.
  • Se estiver na Terra Selvagem, seu nível de combate normal será exibido com a quantidade extra derivada de Evocação, indicada por um sinal de positivo. Isso serve para mostrar a outros jogadores que seu nível de combate pode ser aumentado, caso você comece a evocar familiares. Os níveis de Evocação não são levados em conta em qualquer cálculo relacionado a quem você pode ou não atacar na Terra Selvagem.



Áreas de combate

Existem dois tipos de área de combate nas terras do RuneScape - áreas de combate individual e em grupo. 

Uma área de combate individual restringe os jogadores de forma que qualquer jogador só pode lutar com um único alvo de cada vez. Similarmente, qualquer alvo só pode ser atacado por um jogador de cada vez. 

[imagem]Áreas de combate em grupo são identificadas, na entrada, por duas espadas cruzadas que aparecem na parte inferior direita da sua tela. Qualquer outro local é classificado como área de combate individual. Áreas de combate em grupo são especialmente perigosas na Terra Selvagem, pois mais que um oponente pode atacá-lo de cada vez e existem muitos deles - tanto jogadores quanto monstros. Isto pode ser benéfico para o jogador, porque lutar em grupo diminuirá suas chances de morrer e aumentará suas chances de derrotar oponentes mais fortes. 




Pontos Vitais

[imagem]
Pontos vitais são sua saúde! São representados pela barra acima de sua cabeça durante qualquer combate. 

A área verde na sua barra vital mostra sua saúde restante e a vermelha mostra quanta saúde você perdeu. Se quiser, ou precisar, de uma descrição mais precisa de sua saúde, dê uma olhada no globo de pontos vitais que fica perto do minimapa. Ele indicará a quantidade de pontos vitais restantes e o total (180/450, por exemplo). 

Fique sempre de olho nele para impedir que seus pontos vitais cheguem a zero, pois, se isso acontecer, você morrerá! Para evitar a morte, você precisará curar-se durante uma luta para restaurar seus pontos vitais. Para tanto, você precisará de comida. Para ver qual comida é "melhor" e cura mais, veja o guia Culinária. 

Quando estiver lutando contra um oponente, você pode sofrer danos e perder pontos vitais. Esses pontos que você perde são exibidos com o plaft vermelho saindo do seu personagem. Esses plafts também são usados para mostrar o dano que você está causando ao seu oponente (eles saem do seu inimigo, como demonstrado na imagem ao lado). Você pode ver o tipo de dano que está sendo causado (Combate Corpo a Corpo, Combate à Distância, Magia, entre outros) pelo ícone próximo ao número. Um ícone de cruz indica que o ataque não acertou o inimigo e nenhum dano foi causado. 

Se você estiver perdendo a batalha, então pode fugir clicando no chão. Se você recuar é melhor continuar movendo-se, pois os monstros perseguirão você e continuarão a atacar. Se você correr longe o suficiente, eventualmente os monstros desistirão da perseguição. 


Morte

Se você tiver azar, ou não tiver suprimentos de saúde, pode morrer como resultado do combate. Se isto acontecer, você reaparecerá no limbo e poderá escolher um local para ressurgir. Lumbridge está entre os locais disponíveis, mas você verá que sua área-chave - a última cidade por qual passou - também está nessa lista e vários outros locais que vai desbloqueando ao fazer missões. 

[imagem]Se morrer normalmente (sem uma caveira sobre sua cabeça), você poderá escolher três objetos para manter após a morte no limbo. Eles são definidos de acordo com o padrão do jogo e são os mais valiosos de acordo com o preço de tabela do Mercado Geral. Contudo, podem ser mudados quando estiver no limbo. Caso esteja usando a oração ou a maldição Proteção de Objeto quando morrer, você manterá quatro objetos. Além disso, uma série de objetos são mantidos automaticamente. Eles tanto podem ser objetos de missões ou são úteis demais e fariam muita falta, caso os tomássemos de você. Isso também vale para as moedas. 

Se você tem quaisquer dúvidas sobre o que manterá quando morrer, simplesmente clique no botão "Objetos mantidos na morte" em sua interface de equipamentos utilizados. Clique aqui para ler mais sobre isto. 

Se "estiver com a caveira", você não reterá nenhum dos seus equipamentos ou objetos carregados. Isto acontecerá se você morrer no Abismo ou na Terra Selvagem, tendo iniciado um ataque em alguém que não tenha te atacado recentemente. 


A única exceção é se você estiver usando a Oração Proteção de objeto. Esta Oração (se ativada perto do momento da morte e se você tiver pontos de Oração suficientes para fazê-la durar até sua morte) permitirá que você mantenha um objeto a mais que o normal. Você não pode usar a Oração ou maldição Proteção de objeto em um Mundo da Terra Selvagem de Alto Risco. 

OBS: O valor de um objeto é baseado no preço de tabela do Mercado Geral. Para saber mais, use o botão "Mostrar verificador de preços" na interface de objetos usados. 

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